Notícias Fecomercio

22 de agosto de 2018

Setor de turismo paulista gera 152 novos postos de trabalho com carteira assinada em junho


No acumulado de 12 meses, 686 novos vínculos foram gerados

O mercado de trabalho existente por causa da demanda de turistas, seja a lazer, seja a negócios, voltou a criar vagas com carteira assinada em junho. No mês, 152 novos postos de trabalho foram abertos. Assim, o setor de turismo paulista encerrou o mês com um estoque ativo de 276.092 trabalhadores formais, alta 0,2% em relação a junho de 2017. No acumulado de 12 meses, 686 novos vínculos foram gerados.

Os dados são da Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo no Estado de São Paulo (PESP Turismo), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

No mês, o desempenho geral positivo foi determinado pelo segmento de transportes, com a abertura de 155 vagas, mais especificamente na atividade de transporte aéreo regular de passageiros (143 vínculos). Os grupos de transportes e de agências e operadores (34 empregos) foram as únicas atividades entre as sete pesquisadas a exibir saldo positivo de empregos.
Três das sete atividades analisadas tiveram alta no número total de empregos formais na comparação com junho do ano passado, com destaque para eventos (2,1%) e agências e operadores (2%), que abriram 361 e 507 novas vagas com carteira assinada, respectivamente.

Em contrapartida, o estoque de trabalhadores da atividade de comércio direcionado recuou 1,1%, com o fechamento de 42 postos de trabalho nos últimos 12 meses. O segmento de transportes e de alimentação registraram leve queda de 0,2%, com a eliminação de 248 e 147 vínculos, respectivamente. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias