
O Presidente do Sincomercio de Mogi Mirim, José Antônio Scomparim, e o Presidente da ACIMM, Nelson Theodoro, prestigiaram na última segunda-feira (18) na Câmara Municipal de São Paulo, as comemorações pelos 80 anos do Sesc São Paulo, celebrando uma trajetória de oito décadas de contribuições para o desenvolvimento social, cultural, educacional e esportivo do estado.
Durante o evento, os representantes das entidades mogimirianas parabenizaram o Diretor-Geral do Sesc São Paulo, Luiz Galina, e o Presidente da Fecomercio, Ivo Dall’Acqua Júnior, pelo trabalho desenvolvido ao longo desse período, que consolidou a instituição como referência em diversas áreas de atuação.
“Foi uma honra participar desse momento tão especial e celebrar uma trajetória marcada pela dedicação, inovação e compromisso com a sociedade”, destacaram os representantes do Sincomercio e da ACIMM.
Oito décadas de história
Fundado na década de 1940, o Sesc nasceu em São Paulo e se tornou modelo replicado em todo o país, atuando em frentes como saúde, turismo social e educação. Ao longo das décadas seguintes, a instituição expandiu sua atuação para a cultura, o esporte e o cuidado com a terceira idade, consolidando marcos como o Sesc Pompeia — projeto icônico de Lina Bo Bardi tombado pelo IPHAN — e o Programa Curumim, voltado ao desenvolvimento infantil.
Nos anos seguintes, iniciativas como o Sesc Mesa Brasil, no combate à fome, e grandes festivais de dança, circo e música ampliaram ainda mais o alcance social e cultural da instituição. Mais recentemente, o Sesc tem investido também em tecnologia e conectividade, por meio dos Espaços de Tecnologias e Artes (ETA) e de plataformas digitais.
O Sesc em números (2025–2026)
Atualmente, o Sesc São Paulo prevê contar com 46 unidades operacionais no estado até o fim de 2026. A instituição registra mais de 30 milhões de visitas presenciais anuais em todas as suas unidades e atende 1,7 milhão de trabalhadores credenciados e seus dependentes.
No período, foram realizadas 870 mil consultas e atendimentos odontológicos, enquanto 2,5 milhões de pessoas prestigiaram apresentações de teatro, dança, circo e música. Já as atividades físicas e esportivas reuniram 4 milhões de participantes.




