Sincomércio Mogi Mirim

fecomercio-lab

Apresentação do Resultado da Pesquisa sobre a Rua XV de Novembro

O Sincomercio realizou uma apresentação para divulgar os resultados da pesquisa sobre a obra que transformou em “calçadão” a Rua XV de Novembro.

A pesquisa tinha como objetivo conhecer mais as opiniões dos comerciantes para que fosse possível entender seus anseios e criar medidas de incentivo ao comércio local, inclusive junto ao poder público.

Foram enviados os questionários com 6 perguntas para 37 empresas. Dessas, 34 responderam às perguntas, correspondendo a 92%. Dentro da pesquisa foram realizados muitos comentários espontâneos.

As perguntas foram:

1. A obra de transformação da Rua XV de Novembro em calçadão foi uma boa do ponto de vista visual?

2. Acredita que foi “uma boa” do ponto de vista financeiro?

3. Percebeu o aumento do trânsito de potenciais clientes?

4. Acredita tenha diminuído o fluxo de trânsito de potenciais clientes?

5. Entende que a Rua XV de Novembro era mais atrativa para os lojistas e clientes antes do calçadão?

6. Gostaria que a Rua XV de Novembro voltasse a ser como antes da obra do calçadão?

Durante a apresentação, alguns comentários feitos pelas pessoas presentes foram que o comércio em Mogi Mirim, no geral, está com dificuldade. O poder de compra das pessoas está bem menor e os altos aluguéis, principalmente da Rua XV de Novembro, tornam muito difícil a permanência, não só na rua, mas no centro em geral.

Na rua XV de Novembro, em específico, os comentários foram de que o fluxo de pessoas diminuiu muito e que o lixo da rua também é um problema a ser resolvido.

Eles completam que os eventos atualmente não estão trazendo movimento, mas, se forem aprimorados, há a possibilidade dessa situação melhorar. Ao final, concluiu-se que, para que haja mudanças, é necessário tanto a movimentação do poder público, quanto dos comerciantes, em grupo, com a união dos lojistas e a criação de assuntos e eventos atrativos, não somente para a Rua XV de Novembro, mas também para todo o comércio do centro e dos bairros da cidade.

Compartilhe