Sincomércio Mogi Mirim

fecomercio-lab

De melhorias na segurança pública ao IPTU Verde: Sincomercio elabora agenda de prioridades para candidatos à Prefeitura de Mogi Mirim

Entidade ainda pede que próximo(a) prefeito(a) promova a desburocratização do ambiente de negócios e invista na qualificação da mão de obra local

Investir em tecnologia na área da Segurança Pública, adotar medidas para melhorar o ambiente de negócios e criar programas de ensino voltados ao empreendedorismo com o objetivo de qualificar a mão de obra local são algumas das prioridades elencadas pelo Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em uma agenda que será enviada a todos os pré-candidatos à Prefeitura de Mogi Mirim.

O documento faz parte do esforço das entidades de levar os pleitos centrais do empresariado local ao(à) futuro(a) ocupante do cargo, considerando como pilar de qualquer administração o desenvolvimento econômico sustentável de Mogi Mirim e, por consequência, da população da cidade. A agenda também reforça o eixo principal do trabalho institucional do Sincomercio Mogi Mirim e da FecomercioSP neste ano: o diagnóstico de que o Estado tem aumentado as despesas mais do que o necessário sem se preocupar com a eficiência dos serviços prestados à sociedade, prejudicando as possibilidades de crescimento da economia a médio e longo prazo — daí a importância de uma ampla modernização da máquina estatal.

No escopo de trabalho dessa agenda, o processo passa por mudanças nos âmbitos econômico, social e político, desde a esfera federal, passando pela estadual até a municipal, cuja responsabilidade cabe às prefeituras.

Anseios empresariais

Uma das prioridades da agenda enviada aos pré-candidatos à Prefeitura de Mogi Mirim se refere à segurança pública. Cálculos da FecomercioSP mostram que, no Estado de São Paulo, as empresas gastam, diretamente, cerca de R$ 60 bilhões por ano com aparatos e serviços para aumentar a segurança. Na visão do Sincomercio Mogi Mirim, a próxima administração deve investir no uso de tecnologia, como instalação de câmeras de vídeo monitoramento, e em novas estratégias para aumentar a proteção na cidade, além de promover mais integração entre as forças de segurança.

Educação e capacitação profissional também constam na agenda. O Sincomercio Mogi Mirim sugere aumentar a eficiência dos gastos em educação, além de investir e formar parcerias com o setor privado para o avanço de programas de ensino voltados ao empreendedorismo e à tecnologia, com o objetivo de aumentar a qualificação da mão de obra local.

Segundo a agenda, o próximo (a) Prefeito (a) também deve ter como prioridades promover a desburocratização do ambiente de negócios, diminuir os prazos para formalização e encerramento de empresas, apoiar as ações que estimulem o empreendedorismo e promovam o tratamento diferenciado aos micros e pequenos negócios. Além desses pontos, a agenda do Sincomercio Mogi Mirim ainda inclui estratégias mais eficazes em torno da mobilidade urbana, favorecendo o desenvolvimento econômico de bairros mais afastados do centro, e ações para reduzir o número de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a população em situação de rua, bem como para coibir o comércio ambulante informal. 

Por fim, em linha com o trabalho que o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP vem exercendo há alguns anos — e com a importância do tema em termos globais (o Brasil receberá uma conferência do clima em 2025) —, a agenda também pede que o(a) próximo(a) Prefeito(a) apoie sistemas como o de Logística Reversa (LR), cujo objetivo é fazer circular produtos, a priori, inutilizados, como pilhas e baterias. Mais do que isso, a ideia do Sincomercio Mogi Mirim e da Federação é que a gestão seguinte se debruce com mais intensidade sobre o chamado IPTU Verde, incentivando que empresas adotem práticas sustentáveis por meio de descontos na tributação. 

Nos próximos meses, o Sincomercio Mogi Mirim deverá se reunir com os pré-candidatos a fim de discutir os principais desafios da cidade, mantendo um diálogo produtivo com as campanhas e com a sociedade em prol do desenvolvimento econômico e social de Mogi Mirim.

Sobre o Sincomercio Mogi Mirim

Representa o comércio e serviços, promove o desenvolvimento e a representatividade do setor.

Siga a Sincomercio Mogi Mirim

Facebook: @sincomerciomogimirim

Instagram: @sincomerciomogimirim

Compartilhe